Más condições das estradas vicinais prejudicam escoamento da produção agrícola e trazem prejuízos para o país, diz estudo

  • 22/12/2025
(Foto: Reprodução)
Más condições de estradas vicinais prejudicam a produção Um estudo mostra como as más condições das estradas vicinais prejudicam o escoamento da produção agrícola trazendo prejuízo para o país. Tudo o que a terra produz passa por estradas de chão. As vicinais fazem a ligação com as grandes rodovias. Um caminho nem sempre tranquilo, na maior parte do país. Alguns exemplos: No Pará, o caminhão teve dificuldade para passar em uma estrada. Situação parecida com a de uma vicinal na Bahia. No Maranhão, o carro se arriscou na ponte de madeira. No Paraná, uma outra ponte também não parecia segura... No Triângulo Mineiro, o seu Raul conta que muitas vezes, teve que dar uma volta maior pra desviar dos problemas. "Essa subida aqui é um dos lugares problemático que além de ter muito buraco, muito costela de vaca que a gente fala, atola muito", diz. Isso faz com que o custo do transporte supere R$ 16,2 bilhões por ano, segundo um estudo da USP em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura. Um gasto que seria menor com estradas vicinais melhores, segundo os pesquisadores. "O Brasil hoje perde por volta de 6.2 bilhões de reais por ano com condições de infraestruturas precárias das estradas vicinais. para fazer o escoamento da produção, para recepção ali de mercadorias e insumos na fazenda, para fazer a movimentação de pessoas, movimentação da população para as escolas e a cidades. O Brasil acaba perdendo competitividade", destaca Thiago Péra, professor da Esalq - coordenador da pesquisa. "E quando a gente observa a emissão de CO2 também, que é algo muito importante, ele gera mais, por essa falta de infraestrutura, 1 milhão de toneladas de CO2, que retiram renda do país, mas também geram problemas para a população que vive ali naquela região", afirma Elisangela Pereira Lopes, assessora técnica de Logística da CNA. Uma estrada vicinal boa não precisa ser necessariamente pavimentada. Até porque asfaltar custa caro - e nem compensa quando o movimento é pequeno. O mais importante é que seja: nivelada, sem buracos e capaz de escoar a água para evitar atoleiros e erosões. O Brasil tem 2,2 milhões de quilômetros de estradas vicinais - mas o estudo criou um índice pra definir quais são as áreas em cada estado que mais precisam de melhorias. Dá um total de 177 mil quilômetros em todo o país - um investimento de quase R$ 5 bilhões por ano. Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, estados com muita produção agropecuária, concentram boa parte das áreas prioritárias. Nesses estados, os pesquisadores encontraram caminhos arriscados, estradas muito precárias com grandes buracos, poças e pontes com estrutura frágil. Se as estradas fossem melhores, as lavouras de cana-de-açúcar, milho e soja seriam as principais beneficiadas. "Reduzindo o nosso custo logístico pela via das vicinais isso aumenta a competitividade do Brasil tanto para abastecer o mercado internacional, quanto nacionalmente fortalecendo a agroindústria brasileira e entregando alimentos mais baratos para a sociedade brasileira", ressalta Thiago Péra, professor da Esalq - coordenador da pesquisa. A Confederação Nacional dos Municípios disse que a manutenção adequada das estradas vicinais exige um esforço conjunto de prefeituras, governos estaduais e União. Más condições de estradas vicinais prejudicam a produção Reprodução/TV Globo

FONTE: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/12/22/mas-condicoes-das-estradas-vicinais-prejudicam-escoamento-da-producao-agricola-e-trazem-prejuizos-para-o-pais-diz-estudo.ghtml


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