Janeiro Branco: saiba onde buscar atendimento psicológico gratuito em Rio Branco
23/01/2026
(Foto: Reprodução) Ao todo, 40 estudantes estagiários atuam no Serpsi, sob a supervisão de professores
Instituído por lei federal em 2023, o Janeiro Branco é um mês voltado ao cuidado com a saúde mental e emocional. Com isso, o Serviço-Escola de Psicologia da Universidade Federal do Acre (Serpsi/Ufac) oferece atendimento psicológico gratuito à população em Rio Branco.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O cadastro pode ser feito via formulário. Projeto busca ampliar o acesso a acompanhamento e combater o baixo número de pessoas com depressão que procura ajuda, segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado em setembro do ano passado.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
"Estima-se que menos de uma em cada dez pessoas (9%) com depressão receba tratamento minimamente adequado em todo o mundo", alerta o relatório.
Segundo a OMS, menos de uma em cada dez pessoas com depressão recebe tratamento adequado
Arquivo/Serpsi
Ao g1, a professora Madge Porto Cruz, doutora em Psicologia Clínica e Cultura e docente do curso de Psicologia da Ufac, disse que o cuidado com a saúde mental envolve aspectos físicos, mentais e sociais, mas ainda enfrenta preconceito e falta de atenção.
“Campanhas como o Janeiro Branco são fundamentais para estimular o autocuidado e incentivar as pessoas a procurarem ajuda profissional”, afirmou.
Pode ter acesso ao atendimento toda a comunidade acadêmica e também o público externo. Após a inscrição através do formulário, o Serpsi entra em contato para informar o dia e horário de comparecimento.
LEIA MAIS
Acre tem taxa de internação de jovens por saúde mental acima da média nacional
'Escutar quem está ao lado': A importância de ir além da estatística na saúde mental
Em situações de crise, qualquer pessoa pode receber o atendimento através do plantão psicológico, também no campus da Ufac, que acontece sem a necessidade de agendamento ou cadastro, às segundas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 16h, em bloco próprio próximo à Associação do(a)s Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac).
Ainda de acordo com a professora Madge, cerca de 40 estudantes estagiários, com a supervisão de professores, atuam no serviço e cada aluno atende, em média, dois pacientes, o que representa uma estimativa de aproximadamente 80 atendimentos por semana, que acontecem seguindo o calendário acadêmico da Ufac.
Apesar de ter sido criado junto com o curso de Psicologia em 2013, o Serpsi passou a atender a comunidade a partir de 2022, com atendimentos psicológico individuais, plantão psicológico e até atividades em grupo temáticos, como gestantes e a população Lgbtqia+.
Mais informações podem ser solicitadas através do telefone (68) 99924-1013.
Atendimento com afeto
Para a estudante do 10º período de Psicologia, Ana Carolina Melo de Carvalho, de 21 anos, atuar no Serpsi a fez compreender melhor sobre como é feito um atendimento psicológico e ainda sobre a maneira a qual a ética e o afeto se entrelaçam na relação com o paciente.
Serpsi da Ufac tem aproximadamente 80 atendimentos psicológicos por semana
Arquivo pessoal/ Serviço-escola de Psicologia (Serpsi)
"Me emocionei muito com a minha primeira paciente, especialmente pela confiança depositada por ela no meu serviço. Posso dizer que com certeza, a firmeza a qual ela se dedicou ao processo psicoterápico me fez ter mais crença no potencial do trabalho que desenvolvemos", destacou.
No projeto, a estudante desenvolve tanto atividades administrativas quanto os atendimentos psicológicos que são divididos entre o plantão psicológico, voltado ao atendimento de situações de crise, e os atendimentos individuais semanais, que podem chegar a até 24 sessões por paciente.
Carvalho explicou ainda, que atua no serviço desde o 8º período do curso. “Além de praticarmos o que aprendemos na teoria, conseguimos oferecer à população um serviço psicológico gratuito e de qualidade”, disse.
Atendimentos
Pessoas que percebam que precisam de ajuda psicológica podem buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, que será o local da primeira escuta. De lá, ela poderá ser encaminhada para acompanhamento multiprofissional no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
No Acre, há unidades do CAPS em oito municípios: Brasiléia, Epitaciolândia, Sena Madureira, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Acrelândia e Capixaba. Estes centros geralmente acompanham os casos mais graves.
Para buscar ajuda, em Rio Branco, o Caps funciona em três locais:
CAPS AD III (Álcool e outras Drogas): Rua Luiz Z. da Silva, 364 - Conjunto Manoel Julião. - Contato: (68) 3227-5134
CAPS II Samaúma: Rua Vênus, 316 Morada do Sol - Contato: (68) 3223-9532.
Caps Samaúma III: R. São José, 20 - Nova Esperança - Contato: (68) 3212-7389
Em Cruzeiro do Sul:
CAPS Náuas - Tereza Biloto: Rua Tarauaca, 84 - Coab - Contato: (68) 3322-1060
Reveja os telejornais do Acre