Grupo em app onde só vale assobiar reúne mais de 700 pessoas com regra clara: 'se falar, é banido'

  • 24/06/2026
(Foto: Reprodução)
‘Proibido texto’ grupo de assobiadores da UFSC vira febre e reúne mais de 700 membros Sem mensagens de texto, apenas áudios de assobios. Essa é a regra para participar do grupo de assobiadores criado por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em um aplicativo de mensagens. Embora a ideia tenha surgido no campus, furou a bolha e já reunia, na terça-feira (23), mais de 740 membros de todo o país. O grupo proíbe que os participantes mandem mensagens de texto, sob o risco de banimento em caso de descumprimento da regra. A exceção são as figurinhas que fazem referências a assobios - essas podem (veja mais abaixo). ✅ Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp Embora a comunidade criada em 19 de abril seja chamada de "grupo de assobiadores UFSC", ela não possui vínculo oficial com a instituição. O g1 entrou no grupo e descobriu que, entre os áudios, há uma variedade de tons e andamentos: tem quem faça sons aleatórios e quem reproduza a melodia de músicas famosas, por exemplo. A interpretação fica a cargo de quem ouve. Outras constatações curiosas chamaram a atenção: Há pessoas de diversas partes do Brasil, como Paraná (PR), Bahia (BA) e São Paulo (SP) O grupo recebe em média cerca de cinco mensagens por dia As mensagens são enviadas por pessoas diferentes, de todas as partes do Brasil A comunidade costuma reagir aos áudios com emojis de surpresa (😮), coração (❤️), ou até mesmo com o de atenção (❗) Grupo de assobiadores da UFSC vira febre e reúne mais de 700 membros Reprodução Grupo permite apenas assobios O grupo, criado pelo estudante de Química da UFSC Gabriel Martinez, foi inspirado em dinâmicas semelhantes em outras localidades. A também estudante de Química Rhayane Wenzel Rockstroh, que participa desde o início, e que é uma das administradoras do grupo, diz que poucas pessoas descumprem as regras. “A principal regra é não falar sobre nada que não seja assobiando. Ou você manda áudios de assobio, ou você manda figurinhas de assobio. O pessoal é bem de boa com isso. A maioria entende as regras. Mas tem um ou outro que vai lá e manda uma mensagem de texto; a gente apaga a mensagem e avisa: se mandar de novo, é banido”. O grupo explodiu após a criação, chegando a ter mais de 50 pessoas por dia entrando na comunidade, diz Rhayane. A divulgação ocorre de forma orgânica, com alunos compartilhando o link entre eles. Quais as regras? 🔈Áudios de assobio: Permitido (ou qualquer som parecido com assobio). 🎤 Figurinhas de assobio: Permitido. ❌ Outras figurinhas: Proibido (apenas figurinhas relacionadas a assobios são permitidas). 🐕 Imitações: Proibido imitar animais. 👉 Divulgações: Proibido divulgar outros grupos ou links externos. Grupo em aplicativo de mensagens reúne mais de 700 pessoas Reprodução VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

FONTE: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2026/06/24/grupo-app-so-vale-assobiar-700-pessoas-se-falar-banido.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Don't Let Me Down

The Beatles

top2
2. Epitaph

King Crimson

top3
3. Feeling Good

Nina Simone

top4
4. Somebody To Love

Queen

top5
5. Lady Laura

Roberto Carlos

Anunciantes